Ex BBB Marien Carretero inicia projeto em Minas Gerais em parceria com a Gerdau

Foto: Arquivo Pessoal

Por

 

Estão abertas as inscrições para o projeto ELLAS Cultura e Transformação. Mulheres de Ouro Branco (Minas Gerais) e de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, poderão se inscrever até o dia 24 de março para as oficinas que acontecerão entre março e maio. A iniciativa apoiada pela Gerdau busca promover o incremento de renda familiar para as mulheres participantes por meio de cursos de capacitação e divulgação dos produtos locais da área da moda. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/Gr25uUQieLt83fu38, presencialmente, na sede do Instituto Vem Ser, em Ouro Branco e também pelo link do Instagram do projeto: @cultura.e.transformacao.


A curadora artística, do ELLLAS Cultura e Transformação , Marien Carretero, ex participante , explica que o projeto itinerante contribui para o fomento à economia local e familiar, além de divulgar a cultura regional. O principal objetivo é capacitar as mulheres do interior de Minas Gerais onde há uma grande carência de programas culturais e oportunidades de capacitação. A meta é que ao final do curso as alunas continuem gerando renda por conta própria, com as peças criadas comercializadas em lojas parceiras digitais e físicas.


Vídeo: Arquivo Pessoal

“A Gerdau investe em diversas frentes para o desenvolvimento regional. Empoderar mulheres e mostrar outras oportunidades de geração de renda reforça o trabalho que vem sendo realizado. A capacitação vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional ”, destaca Bruno Castilho, Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau.
Atividades – Em Ouro Branco, as atividades iniciam com uma reunião de apresentação do ELLLAS Cultura e Transformação à comunidade. As oficinas serão realizadas na sede do Instituto Vem Ser. Em Miguel Burnier distrito da cidade vizinha de Ouro Preto, as atividades ocorrerão na Fazenda dos Arcos.
As oficinas serão montadas com todos os equipamentos para costuras, corte e demais processos de confecção de roupas, além de tesouras, tecidos, linhas etc com espaços sustentáveis. No total, participarão do ELLLAS Cultura e Transformação 25 mulheres em Ouro Branco e 10 em Miguel Burnier. O curso é dividido em seis módulos que visam à completa capacitação para a produção de peças de qualidade, gerando emprego e renda.
“O que se busca é oferecer uma oportunidade para esse grupo de mulheres que, por meio de mãos talentosas e criativas, com certeza vão fazer a diferença no mercado de moda local e regional”, ressalta Rud Carvalho, produtor cultural e coordenador geral do projeto.

Marien ainda destacou: “Esse projeto, sem dúvida, retrata todo o amor e respeito por nós, mulheres, com nossas marcas, cicatrizes e histórias . Veio para empoderar todas essas mulheres , ensinando sobre moda , modelagem , paleta de cores , corte , costura e, sobretudo, da importância do empreendedorismo com planejamento , metas e uma organização. O intuito é que elas, a partir desses conhecimentos, caminhem para uma vida próspera com objetivos, sonhos e significados ”

Líder e fundadora do Instituto Vem Ser, a pedagoga Socorro Silveira acredita que o ELLLAS Cultura e Transformação contribuirá para o empoderamento feminino. “Em nossa cidade existe uma grande demanda de costureiras. Vejo não só como um curso profissionalizante; vai muito além: será uma forma de estabelecer vínculos e resgate de autoestima.”
Para a presidente da Associação de Moradores Amo Burnier e da Banda de Música Sagrado Coração de Jesus e Maria, Vânia de Fátima Vicente, “a iniciativa é muito importante para as mulheres que já fazem vários produtos artesanais e participam de feiras com bordados”, comenta.

Inscrições- As inscrições para o projeto poderão ser feitas por meio do link https://forms.gle/Gr25uUQieLt83fu38, presencialmente, na sede do Instituto Vem Ser, em Ouro Branco; pelo link do Instagram do projeto: @cultura.e.transformacao e por meio do telefone: (31) 97024-3387.

Apresentação– O projeto é apresentado pela Gerdau, grande viabilizadora da iniciativa. Tem coordenação geral de Rud Carvalho, em parceria com Marien Carretero, curadora artística; produção geral da New View; produção de Logística e Oficinas da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco.

Serviço: @cultura.e.transformacao
facebook.com/cultura.e.transformacao
Informações e inscrições – (31) 97024-3387
Locais das oficinas:
Ouro Branco
Instituto Vem Ser
(31) 97147-4048
Rua Santo Antônio, s/nº – Ginásio Poliesportivo – Centro – Ouro Branco – MG

Miguel Burnier
Fazenda dos Arcos
R. Y, 330 – Miguel Burnier, Ouro Preto – MG

Programação – As aulas serão ministradas em Miguel Burnier de 8h às 11h, e em Ouro Branco de 13h às 18h. O curso é dividido em 6 módulos.
Os módulos são:
– Módulo 1 :
Dia 21 de março: Reunião de comunidade para apresentação do projeto, continuidade de produção de sacolas do projeto de 2022. Palestra de empreendedorismo feminino.
Dia 28 de março: Introdução de curso do Método Maria da Penha e aula de tecidos e paleta de de cores com Gracielle Roque.

– Módulo 2:

Dia 29 de março: Curadoria de criação de peças.
Dia 30 de março: Curadoria e criação de peças com convidado Ronaldo Fraga
Dia 3 de abril de março: Curadoria de 3 peças para se tornarem o produto final
Dia 4 de abril: Definição das 3 peças principais do curso, que serão comercializadas como produto final.

– Módulo 3:
Dias 5, 10, 11, 12 e 17 de abril: Curso de Modelagem e Corte, com foco no básico e nas 3 peças finais.

 Módulo 4:
Dias 18, 19, 24, 25, 26 de abril e 1 de maio: Técnicas especificas para a produção e aprimoramento das 3 peças finais, com acabamentos e confecção dos primeiros produtos finais.

– Módulo 5:
Dias 23 de abril e 8, 9 e 10 de maio: Finalização de peças, produção de peças pelas alunas do curso com a supervisão das professoras com intuito de aperfeiçoar as peças finais.

 Módulo 6:
Dia 10 de maio: aula de empreendedorismo feminino

Dias 15 e 16 de maio: aula sobre formalização de mão de obra e possibilidades de comércio formal.
Dia 17 de maio: Consultoria contábil e jurídica gratuita para as participantes do projeto.


Postar um comentário

Deixe o seu comentario

Postagem Anterior Próxima Postagem